Esta não é uma história sobre obras e reformas!
27 outubro, 2025
Vocês já tiveram a experiência única de passar por uma reforma? Aquela mudança necessária que promete mais conforto, praticidade e funcionalidade para um cômodo ou até para a casa inteira. Quando decidi iniciar uma reforma, tinha como expectativa desfrutar de uma área de lazer na minha casa. Queria uma churrasqueira integrada ao quintal, para reunir amigos e familiares em um ambiente tranquilo, conectado com a natureza e ao ar livre. Tudo que eu desejava era essa paz e esse desfrute. Um desejo tão grande e imediato que seria até melhor poder comprá-lo pronto numa loja. Bem que podia, né? Vejo tantas ofertas de coisas prontas por aí... É "só" comprar, é "só" instalar, é "só" fazer. Ledo engano.
Quando começou o quebra-quebra, me deparei com a temida fama das reformas: "tem dia para começar, mas não para terminar". A realidade é que eu não contava com tantas limitações que me distanciavam do meu objetivo e desejo: infiltrações, fragilidades, o pedreiro que some e me deixa na mão, falta de materiais, preços altos, novos profissionais necessários. Não importava o planejamento, nem o quanto eu desejava aquilo pronto, tampouco o meu esforço em fazer acontecer. A verdade era clara: aquela estrutura precisava de cuidados e reparos. Ela não estava pronta para sustentar o que eu queria construir ali.
Como eu disse, esta não é uma história sobre obras e reformas. Hoje, somos inundados por propagandas de produtos e serviços "milagrosos" que prometem entregar nossa "área de lazer" — ou qualquer outro sonho — prontinha e sem esforço.
"Faça isso por 5 minutos todos os dias e sua vida será transformada." "Coma isso e resolva todas as suas questões de emagrecimento." "Use este planejamento e será produtivo como nunca antes."
Essa experiência com a reforma me fez refletir: de que adiantariam tantas fórmulas prontas se a minha estrutura não está preparada, ou madura, para recebê-las? Além disso, é preciso questionar as intenções por trás dessas ofertas: uma estratégia barata de "arremessar" ideias, produtos e métodos esperando que algum acerte em alguém. E quando não funciona? Bem, você que lide com a angústia de não ter uma vida melhor, seja por não ter adquirido essas soluções mágicas, seja por ter adquirido e não saber como, ou se está pronta para, aplicá-las.
Pensando agora, depois dessa vivência com a reforma, será que a minha estrutura está pronta para entender e aplicar tantas dicas e fórmulas? Será que realmente quero ou preciso de todas elas? Afinal, o que eu quero mesmo, e preciso, é de uma área de lazer. Metáforas à parte, um exemplo do que eu quero, é ter um corpo saudável, em pleno funcionamento. Desejo minimizar os riscos à minha saúde, melhorando meu estilo de vida. As tentações de ornamentos extras e fúteis à esses desejos são muitas. Mas, agora, sabendo o que quero e preciso, me sinto mais capaz de manter o foco e, mais do que isso, de preparar melhor essa "casa" para aplicar as dicas e sugestões que fazem sentido para mim neste momento, respeitando meu tempo, minha maturidade e a minha estrutura.
Respeitando meu tempo. E posso? Sim, posso! Cuidar da minha estrutura é trabalhoso, "tem dia para começar, mas não tem dia para terminar". É um processo constante, que exige manutenção de tempos em tempos. Nunca será finalizado. Na medida em que vivemos e usamos essa "casa", a manutenção vai se fazendo necessária.
Por isso, deixo para mim e para nós, esta nota mental:
"Deixe o desejo por prontidão e finalização imediata de lado. A vida é contínua, a reforma é constante, e o preparo da estrutura acontece junto com os novos sonhos e necessidades que surgem no caminho."
Com cuidado,
Psi Tamiris